Dicas de estocagem

Macarrão, condimentos, farinha, açúcar, sal, flocos de aveia, pepinos em conserva, extrato de tomate, vinagre, óleo… a lista de alimentos da categoria de „estocagem de não-perecíveis“ é no mínimo tão longa quanto a de alimentos frescos guardados na geladeira.

 

Leite, queijo, frios, iogurte, carne… mesmo o visitante que nunca esteve em sua casa sabe onde encontrar esses alimentos: na geladeira.

 

A coisa muda de figura quando se trata dos alimentos não-perecíveis!

Geralmente, nas cozinhas alemãs os alimentos não-perecíveis não são armazenados de forma central. Farinha, açúcar e sal se encontram talvez no armário aéreo, conservas no armário de piso… resumindo: os alimentos não-perecíveis são geralmente guardados ainda ainda resta um espaço.

 

Esse hábito custa muito tempo e dinheiro! Perde-se a visão geral, os alimentos são até mesmo comprados em duplicidade. Durante o preparo, a cozinheira e o cozinheiro têm de se deslocar entre pontos distantes na cozinha. E é tão fácil fazer não apenas melhor, fazer perfeito!

 

A moderna cozinha embutida oferece opções ideais para manter centralizado o seu estoque de não-perecíveis. Se você tem a sorte de estar prestes a encomendar uma nova cozinha, planeje a geladeira e o armário de não-perecíveis como centrais de estoque de igual importância. Os sistemas de armários de hoje são tão sofisticados que é possível armazenar o estoque completo de toda a família para uma semana em um armário alto – perfeita clareza e acessibilidade dos alimentos.  Mesmo que você tenha que se contentar com os armários existentes, há dicas e sugestões valiosas para otimizar o seu estoque de alimentos não-perecíveis.

 

Armazenando racionalmente: regras para guardar alimentos.

  • Classificar pela frequência de uso – alimentos de uso diário à altura dos olhos.
  • Pesado embaixo, leve em cima.
  • Limpo em cima, não limpo embaixo.
  • Classificar alimentos em categorias (café da manhã, assar, cozinhar, etc.).
  • Caixas temáticas (macarrão, chá, ingredientes para assar, etc.).
  • Alimento pode ser retirado facilmente.
  • Selecionar recipientes conforme requisitos de estocagem e volume do alimento (impermeabilidade ao ar, proteção contra a luz)
  • Ordem e clareza –> controle.